Nossas redes sociais

Publicado

em

Nesta quarta-feira (27.09) é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. O número de doadores de órgãos no Brasil cresce a cada dia, assim como o número de transplantes realizados. O programa público nacional de transplantes de órgãos e tecidos é um dos maiores do mundo. Para ser doador, não é necessário deixar documento por escrito, bastando que os familiares autorizem a doação, após a constatação de morte encefálica, quando não já não há mais funções vitais e a parada cardíaca é inevitável.Doação de Órgãos e Tecidos: um ato que ajuda ou pode até salvar a vida de uma pessoa.

O que é?
A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação pode ser de órgãos ( rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos, (córnea, pele, ossos, válvula cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue do cordão umbilical).

Quais e quantas partes do corpo humano podem ser doadas para transplantes?
Rins, pulmões, córneas, válvulas cardíacas, coração, pâncreas e fígados são frequentemente doados. Além destes, temos a doação de intestino delgado, pele e ossos ou até mesmo uma parte completa (mão e face).

Existe limite de idade para ser doador de órgãos e tecidos?
Não , O que determina o uso de partes do corpo para transplantes é o estado de saúde com base em uma avaliação médica do doador.

Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador vivo?
Rim: por ser um órgão duplo, pode ser doado em vida. Doa-se um dos rins e tanto o doador quanto o transplantado,pode levar um vida perfeitamente normal.
Medula Óssea: Pode ser obtida por meio de aspiração óssea direta oupela coleta de sangue.
Fígado e Pulmão: poderão ser doados partes destes órgãos.

Existem riscos para um doador vivo?
Hoje com o avanços tecnológicos e a capacitação dos profissionais da área médica, os riscos estão cada vez menores. Porém, há o risco associado a qualquer tipo de cirurgia e existem relato de doadores que faleceram devidoa complicações do procedimento de doação de órgãos Converse com seu médico sobre esses riscos que variam para cada situação.

Qual a chance de sucesso de um transplante?
As chances são altas. Mas o sucesso depende de inúmeros fatores como, por exemplo, o tipo de órgão a ser transplantado, a causa da doença e as condições de saúde do paciente, entre outras. Existem pessoas que fizeram transplante de órgãos há mais de 25 anos. tiveram filhos e levam hoje uma vida ativa e normal.

Quantas pessoas aguardam por um transplante no Brasil?
Atualmente mais de 60.000 pessoas estão em lista de espera aguardando por um transplante compatível. Este número tende a aumentar e menos de 10recebe um órgão ou tecido doado a cada ano por falta de doadores.

Por que é difícil doar órgãos ?
Existe um desconhecimento geral sobre quem pode doar e o que pode ser doado. Isso dificulta a doação. Desta forma, a maneira correta é procurar esclarecimento e discutir sobre o assunto. Pode ser muito difícil discutir isso com seus familiares e amigos, mas é necessário. Qualquer que seja sua vontade ou desejo, após esclarecer suas dúvidas, é muito importante que sua família saiba disso.

Como devo proceder se quiser ser doador?
A atitude mais importante é informar esse desejo a seus familiares uma vez que, após sua morte, eles decidirão sobre a doação.

Quando se pode doar?
A doação de órgãos como rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida. Para a doação de órgãos de pessoa falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica. Tipicamente, são pessoas que sofreram algum tipo de acidente que provocou um traumatismo craniano ( acidente de carro, moto, queda etc.) ou acidente vascular cerebral (derrame) e evoluíram para morte encefálica.

O que é morte encefálica?
É a interrupção irreversível das atividades cerebrais, causada mais frequentemente por traumatismo craniano, tumor ou derrame.
Como o cérebro comanda todas as atividades do corpo, quando este morre, significa a morte do indivíduo.

Quando uma pessoa entra em coma, torna-se um potencial doador?
Não. O coma é um processo reversível. Morte encefálica, como o próprio nome afirma, é irreversível. Uma pessoa somente torna-se potencial doador após o diagnóstico de morte encefálica e a autorização da doação dos órgão pela família.

Há chances de os médicos errarem no diagnóstico de morte encefálica?
Não. O diagnóstico é realizado por meio de exames específicos e pela avaliação de dois médicos – sendo um deles neurologistacom intervalo mínimo de 6 horas entre as duas avaliações. Além disso, é obrigatória a confirmação do diagnóstico por, pelo menos, um dos seguintes exames: angiografia cerebral, cintilografia cerebral,transcraniano ou eletroencefalograma.

Como fazer a doação no momento da morte de um familiar?
Um dos membros da família pode manifestar o desejo de doar os órgãos e tecidos ao médico que atendeu o paciente ou a comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos do hospital; pode também entrar em contato com a Central de Transplantes, que tomará todas as providencias necessárias.

É possível que meus órgãos sejam comercializados após minha morte?
Não. O fato de muitas pessoas acreditarem em rumores deste tipo contribui para a diminuição do número de doações, tirando a chance de sobrevivência de vários pacientes que aguardam na lista de espera.

Como funciona o sistema de captação de órgãos?
Se existe um doador em potencial, vitima de acidente com traumatismo craniano, ou derrame cerebral, com confirmação da morte encefálica e autorização da família para a doação dos órgãos, a função dos órgãos deve ser mantida artificialmente.

Quem paga pelos procedimentos de doação?
O SUS ( Sistema Único de Saúde ).

Como é a cirurgia para a retirada dos órgãos?
A cirurgia para retirada dos órgãos é como qualquer outra e os cuidados de reconstituição do corpo são obrigados por lei (LEI n° 9.434/ 1987). Após a retirada dos órgãos, o corpo fica como antes sem qualquer deformidade. Não a necessidade de sepultamentos especiais. O doador poderá ser velado e sepultado normalmente.

Só é possível ser doador após a morte?
É possível também a doação entre vivos, no caso de órgãos duplos (ex: rim). No caso do Fígado e do Pulmão, também é possível o transplante entre vivos, sendo que apenas uma parte do órgão do doador poderá ser transplantado no receptor.

Quem pode doar em vida?
O “doador vivo” é considerado uma pessoa em boas condições de saúde – de acordo com a avaliação médica – capaz juridicamente e que concorde com a doação.Pela Legislação Brasileira (LEI Nº 10.211, DE 23 DE MARÇO DE 2001),podem ser doadores em vida os: pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos, o cônjuge e ainda, os não parentes com autorização judicial.

Lembre-se: Basta comunicar sua família do desejo da doação. Em caso de morte, a doação de órgãos só acontece após autorização familiar. Já o doador vivo é qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão.

Descrição das Etapas:
1 – Hospital notifica a Central de Transplantes sobre um paciente com morte encefálica (doador);
2 – Central de Transplantes repassa a notificação para a OPO (Organização de Procura de Órgão);
3 – OPO contacta o Hospital e viabiliza o doador;
4 – OPO informa a Central de Transplantes se o doador é viável;
5 – Central de Transplantes emite a lista de receptores e encaminha para o Laboratório de Imunogenética (apenas para o Rim);
6 – Laboratório de Imunogenética realiza “crossmatch” e informa para a Central de Transplantes;
7 – Central de Transplantes com a lista definitiva dos receptores para cada órgão, informa as Equipes de Transplante;
8 – Equipes de Transplante realizam os transplantes.

SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTES
O Sistema Nacional de Transplantes desde sua criação (1997) tem como prioridade, evidenciar com transparência todas as suas ações no campo da política de doação-transplante, visando primordialmente a confiabilidade do Sistema e a assistência de qualidade ao cidadão brasileiro. O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 555 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados pelo SNT a realizar transplante, o Sistema Nacional de Transplantes está presente, através das Centrais Estaduais de Transplantes (CNCDO’s), em 25 estados da federação, e embreve, todas as unidades da federação serão partes funcionantes do sistema.

REGULAMENTO TÉCNICO DO SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTE
O que mudou com o Regulamento Técnico do Sistema Nacional de TransplanteDoadores que tenham alguma doença transmissível passam a poder doar para pacientes que tenham a mesma enfermidade A ficha do paciente deve estar sempre atualizada Pessoas abaixo de 18 anos passaram a ter prioridade para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária. Todas as crianças e adolescentes passaram a ter direito a se inscrever na lista para um transplante de rim antes de entrar na fase terminal da doença renal crônica e de ter indicação para diálise Criação de organizações de procura de órgãos A doação intervivos de doador não aparentado passa a precisar de autorização de uma comissão de ética formada por funcionários dos hospitais.

COMENTÁRIOS DE CLOTILDE DRUCK GARCIA – COORDENADORA DEPARTAMENTO TRANSPLANTE RENAL PEDIÁTRICO – ABTO

Essas medidas anunciadas pelo MS são benéficas para atividade de transplante e doação. As medidas referentes as crianças, dando prioridade a crianças e adolescentes para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária e permitindo o ingresso em lista quando apresentem insuficiência renal crônica final mas antes de iniciar diálise, são justa pelos seguintes motivos:

•A concordância do tamanho entre doador e receptor proporciona função renal mais adequada
•Crianças não devem receber rins de doadores com mais de 55 anos, não concorrendo com adultos nessa situação.
•Rins de um doador menor que cinco anos favorece duas crianças, entretanto, se forem alocados para adulto deverão ser implantados em bloco em um receptor apenas.
•Tratamento dialítico não é bem tolerado por crianças e adolescentes. Ocorre frequentemente deficiência de desenvolvimento pôndero-estatural e cognitivo. Nesta faixa etária existem algumas dificuldades técnicas como de acesso e de aceitação e entendimento da terapia por parte destes pacientes.
•Transplante renal realizado pré-diálise tem melhores resultados.
•O estatuto brasileiro da criança e adolescente dá prioridade em todos os tratamentos para este grupo.
•A conseqüência para um adulto que está em lista de espera para transplante renal utilizando esse critério de alocação é um retardo de apenas três meses, conforme estudo realizado em São Paulo.

Bem Estar

10 destinos incríveis para viagens nas férias

Confira os destinos com preços diferenciados para curtir suas férias

Publicado

em

Férias no exterior é o sonho de consumo de muitos brasileiros, porém, há quem esbarre nos investimentos a serem feitos como hospedagens, passagens aéreas, alimentação e tudo mais. Porém, o cenário tem mudado drasticamente e há uma queda nas passagens aéreas, o que facilita a aquisição e a realização dos sonhos de viajar para destinos internacionais.

Com valores pesquisados no Hotel Urbano nós listamos 10 destinos incríveis que estão com passagens aéreas com preços especiais. É uma oportunidade fantástica para você viver mais histórias nos destinos internacionais mais badalados do planeta.

Madri (Espanha)

Capital da Espanha, Madri é uma cidade incrível com muitos pontos interessantes a visitar e aproveitar. A cidade é dinâmica e não deixa os viajantes restritos aos horários, idades ou lugar. As baladas espanholas agitam a noite em Madri e mais marcantes do que isso, é a forma como as pessoas decidem se encontrar e aproveitar ao máximo todas as casas de tapas (petiscos) da cidade.

Além de todo agito, a capital é procurada por muitos como destino romântico, pois, ela cativa muitos casais que passam por lá o tempo todo. Vá até o centro da cidade e assim como muitos, frequente a Plaza Mayor, ponto turístico repleto de artistas e pessoas de todos os tipos. Reserve agora suas passagens aéreas para Madri a partir de R$ 1.761 com ida + volta e taxas inclusas.

Créditos do vídeo: Vero Vision

Tóquio (Japão)

A gigante e populosa metrópole japonesa é uma cidade cercada de atrativos e opções, até para os turistas mais exigentes. Tóquio tem de tudo e é uma cidade sensacional, sobretudo para os amantes da tecnologia. A culinária é um diferencial não só na cidade, mas, em todo o país. A gastronomia japonesa é algo que merece uma atenção especial, pois, o que você verá por lá são excelentes iguarias que retratam fielmente a cultura de um povo.

Na capital do Japão, o moderno e o tradicional se misturam em uma fusão que não poderia ser mais completa. Com muitos letreiros luminosos, dotada de alta tecnologia e contendo uma parte histórica rica e viva que promete ficar na memória dos visitantes, a cidade encanta a todos. O Santuário Meiji, o Palácio Imperial East Garden, a Shibuya, o Museu Nacional de Tóquio e a Torre de Tóquio são passeios imperdíveis. Reserve agora suas passagens aéreas para Tóquio a partir de R$ 3.111 com ida + volta e taxas inclusas.

Créditos do vídeo: aomorigonta

Lisboa (Portugal)

País que respira charme, beleza, história e simplicidade, Portugal é um dos destinos mais incríveis e espetaculares da Europa. No coração do país, está a belíssima capital que dispensa comentários frente a tantos encantos.

Lisboa, a capital, é uma cidade histórica que com suas inúmeras atratividades e passeios, conquista milhares de turistas a cada ano. As ruas íngremes, as fachadas coloniais e locais com natureza admirável são apenas uma camada do que é se aventurar na capital e encontrar na sua simplicidade, pontos de aquecer o coração. Na sua visita, conheça o Castelo de São Jorge, o Oceanário, o Mercado da Ribeira, a Torre de Belém, o Miradouro de Santa Luzia, o Zoológico de Lisboa, o Museu Nacional do Azulejo e aproveite a experiência incrível de andar no Elétrico 28, os famosos bondinhos amarelos. Reserve agora suas passagens aéreas para Lisboa a partir de R$ 2.740 com ida + volta e taxas inclusas.

Lisboa

Punta Cana (República Dominicana)

Punta Cana é um dos paraísos mais apreciados do Caribe, pois, quem vem uma vez, sempre quer retornar. Praias paradisíacas, areias branquinhas, sol o tempo todo, águas cristalinas em vários tons de azul e coqueiros a perder de vista. Esse é o cenário que você terá em Punta Cana.

Para os viajantes que buscam descansar, relaxar e curtir cenários maravilhosos com ótimo custo benefício, Punta Cana é o destino perfeito. O roteiro é muito equipado com resorts que suprem todas as necessidades dos turistas. As praias mais incríveis de Punta Cana são Bavaro, Cabeza de Toro, El Cortecito, Macao, Los Corales, Bibijagua e a própria praia de Punta Cana. Reserve agora suas passagens aéreas para Punta Cana a partir de R$ 2.459 com ida + volta e taxas inclusas.

Punta Cana

Créditos do vídeo: Around The World 4K

Las Vegas (Estados Unidos)

Conhecida como a cidade do pecado, por ser um verdadeiro parque de diversões para adultos, Las Vegas é um destino incrível para quem busca entretenimento e curtição o tempo todo. Prepare-se para uma maratona intensa, pois as programações na cidade duram o dia inteiro. Os cassinos são as grandes atrações de Las Vegas, atraem todos os anos milhares de pessoas que vão em busca de diversão e entretenimento nestas casas. O gasto médio dos jogadores é de aproximadamente US$ 570, mas com 1 dólar já é possível ficar milionário em uma máquinas de jogos.

Na oportunidade, visite ainda a Avenida Strip, os museus, principalmente o de cera e o Grand Canyon. A experiência é sensacional. Reserve agora suas passagens aéreas para Las Vegas a partir de R$ 2.458 com ida + volta e taxas inclusas.

Las vegas

Créditos do vídeo: Around The World 4K

Cancún (México)

Não podemos falar de México e não citar Cancún, esse paraíso badaladíssimo é conhecido por atender a todas as necessidades dos turistas de todas as idades. Quem vai a Cancún, quer voltar. O que você ainda não deve saber, é que os arredores dessa cidade paradisíaca também guardam imensos tesouros que preenchem dias e dias de viagem com passeios históricos e naturais.

Desfrute da tranquilidade de um nado com golfinhos ou conheça cidades inteiras de antigas civilizações. O mar em vários tons de verde é apenas um dos cenários deste que é um dos destinos mais procurados do Caribe. Em Cancún, você tem direito ao descanso, mas as outras opções são tão atraentes que você não vai conseguir ficar parado. Reserve agora suas passagens aéreas para Cancún a partir de R$ 1.879 com ida + volta e taxas inclusas.

Créditos do vídeo: Around The World 4K

Paris (França)

Paris é a cidade do charme, da elegância e do amor. É o cenário ideal para uma viagem de lua de mel, renovação de votos, entretenimento e muito mais. A capital francesa é um dos destinos mais buscados em todo o mundo por conta de seus fantásticos pontos turísticos, da culinária incrível e dos vinhos esplêndidos que cativam os turistas.

A Cidade luz atrai milhares de turistas que buscam conhecer esta cidade incrível que converge história e modernidade, passado e presente em um único lugar. Berço de arte e cultura riquíssimas e palco de grandes acontecimentos, o local você se sentir em casa, independente do seu estilo.

Paris tem uma quantidade de atrativos que se equipara à sua riqueza humana, fazendo do encontro entre o multiculturalismo dos milhões de imigrantes e o orgulho e a elegância dos parisienses um programa imperdível por si só. Torre Eiffel, Museu do Louvre, Palácio de Versalhes, Arco do Triunfo, Champs Élysées e a Catedral de Notre Dame são alguns dos passeios imperdíveis. Reserve agora suas passagens aéreas para Paris a partir de R$ 2.586 com ida + volta e taxas inclusas.

Paris

Créditos do Vídeo: Around The World 4K

Santiago (Chile)

Santiago encanta com um visual único, repleto de montanhas em seu entorno que podem ser vistas da janela do hotel. É uma cidade de classe alta, moderna e competitiva, que também conta com recursos naturais ideais para atividades ao ar livre e relaxamento. Com excelente localização, Santiago está a poucas horas da praia, a qual se pode conhecer em um dia. Na oportunidade, visite Valparaíso, Viña del Mar e outros balneários da zona como o porto de San Antonio, Rocas de Santo Domingo e Isla Negra.

Nos arredores, estão localizados inúmeros vales vinícolas importantes do país, mundialmente conhecidos por conta da Rota do Vinho chilena, onde é possível conhecer os vinhedos e degustar o melhor do vinho local acompanhado da espetacular gastronomia chilena. Reserve agora suas passagens aéreas para Santiago a partir de R$ 831 com ida + volta e taxas inclusas.

Santiago

Créditos do vídeo: Oliver KMIA

Dubai (Emirados Árabes Unidos)

Destino do luxo e da extravagância, Dubai é conhecida mundialmente como a cidade modelo para aqueles que almejam conforto, diversão e entretenimento o tempo todo. Gigantes construções, com arquiteturas extremamente futuristas, de cair o queixo de qualquer um, Dubai é um reduto de passeios e opções que se encaixam no perfil de várias pessoas. O cenário é incrível e a cidade é sensacional!

A grandeza do lugar reflete em sua crescente evolução em um curto espaço de tempo. Mais pessoas frequentam o lugar constantemente e se encantam ao conhecer e desfrutar a fundo tudo de belo e magnífico que Dubai vem a oferecer. Na cidade, existem alguns passeios incríveis como as Souks de Ouro, a Fonte de Dubai, a Souk Madinat Jumeirah que é um complexo de luxo, Canal Creek, Safaris no Deserto, Museus, Burj Khalifa, Ski Dubai e muito mais. Reserve agora suas passagens aéreas para Dubai a partir de R$ 2.831 com ida + volta e taxas inclusas.

Dubai

Créditos do vídeo: @devinsupertramp

Tailândia

Tailândia é um país extremamente exótico e o que você apreciará nesse país é simplesmente incrível. De uma cultura peculiar até ilhas que vão fazer você se apaixonar muito por esse paraíso e experimentar um turbilhão de sensações inéditas através de cheiros, cores, sabores, paisagens e gestos!

A Tailândia se posiciona como destino certo para quem busca sossego e tranquilidade, aliado a paisagens e cenários inesquecíveis. Seus templos e costumes chamam muita atenção e merecem destaque. Outra particularidade incrível, é a culinária, então, esteja preparado para apreciar o melhor da gastronomia local.

Phuket, Bangkok, Ilhas Phi Phi, Chiang Mai, Kao Tao e Ayutthaya são roteiros imperdíveis no passeio. Reserve agora suas passagens aéreas para Tailândia a partir de R$ 3.141 com ida + volta e taxas inclusas.

Continue a ler

Bem Estar

FIM DE ANO: Os Melhores Drinks

Conheça os drinks mais tradicionais das festas de fim de ano

Publicado

em

Preparamos algumas receitinhas de drinks tradicionais e algumas mais modernas — para dar aquela inovada.

Sangria

Uma bebida refrescante e colorida que combina muito com o clima do final de ano no Brasil.

Ingredientes

½ garrafa de vinho tinto
300mL de água com gás
1 maçã picada em cubos
½ abacaxi picado em cubos
½ xícara de suco de laranja
Suco de ½ limão
4 colheres de sopa de açúcar
Gelo a gosto

Modo de Preparo

Corte bem as frutas, prepare os sucos da laranja e limão e reserve. Em uma jarra de suco, adicione as frutas, os sucos e o açúcar, deixando repousar por cerca de 20 minutos. Na hora de servir adicione o vinho, a água com gás e o gelo, servindo imediatamente (se preferir, o gelo pode ser servido diretamente no copo).

Mimosa

Um drink leve e saborosa para integrar sua seleção de drinks para ceia de Natal — além de ser supersimples de fazer!

Ingredientes

1 garrafa de espumante
250mL de suco de laranja

Modo de Preparo
Em uma taça, sirva o espumante e complete com o suco de laranja. A medida certa é sempre duas doses do espumante para uma do suco. Saboreie imediatamente.

Eggnog

Esse drink é um clássico na cultura americana. Na hora de elaborar seus drinks para a ceia de Natal, que tal inovar com essa tradição de outro país?

Ingredientes

1 gema + 1 clara batida em neve;
12 g de açúcar;
100 ml de leite integral;
1/2 dose (25ml) de rum;
1/2 dose (25ml) de conhaque (bourbon ou uísque);
1 colher (chá) de essência de baunilha;
1/4 colher (chá) de sal;
40 ml de creme de leite batido;
Noz moscada a gosto.

Modo de Preparo
Bata bem a gema. Aos poucos, junte metade do açúcar, batendo até ficar com uma cor esbranquiçada. Junte o rum, o conhaque, a essência de baunilha e o sal. Ponha na geladeira até ficar bem gelado. Num copo curto, bata o creme de leite. Em outro copo bata muito bem a clara até ficar firme e vá juntando o resto do açúcar aos poucos. Coloque a mistura da gema e o creme de leite batido no copo da clara, ponha a noz moscada e mexa até ficar tudo bem misturado. Sirva bem gelado.

Coquetel de creme de leite sem álcool

Um drink perfeito para quem não consome bebida alcoólica e ideal para acompanhar as festas de fim de ano.

Ingredientes

1 lata de leite condensado; 
1 lata de creme de leite;
0 ml de suco concentrado de uva;
20 ml de suco concentrado de abacaxi;
20 ml de suco concentrado de maracujá;
100 ml de xarope de groselha.

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por cerca de duas horas

Clericot

A versão feito com vinho branco da Sangria, perfeito para verão brasileiro e pode ser uma ótima opção para seus drinks de fim de ano.

Ingredientes

1 garrafa de vinho branco seco;
2 maçãs verdes picadas em cubo;
1 cacho de uvas (vermelhas ou verdes);
3 pêssegos picados em cubo;
1 pera picada em cubo;
5 morangos cortados em fatias;
½ abacaxi picado em cubo;
2 doses de vermute branco;
5 colheres de sopa de açúcar;
Gelo a gosto.

Modo de Preparo
Separe uma jarra de suco bem grande e adicione todos os ingredientes, misturando bem, deixando o gelo apenas para o final. Sirva imediatamente.

Continue a ler

Bem Estar

VERÃO: Doenças Respiratórias Causam Preocupação

Veja como se prevenir contra esse mal

Publicado

em

As constantes chuvas de verão não são suficientes para manter o tempo úmido, visto que às altas temperaturas fazem com que a água da chuva evapore e deixe o tempo seco. Pode parecer algo comum e inofensivo, mas esse comportamento da natureza contribui muito para o desenvolvimento de doenças respiratórias e até mesmo graves infecções. Confira dicas de como se prevenir.

O verão é sinônimo de muito calor e é comum que as pessoas aproveitem essa época para ir à praia ou viajar. No entanto, há muitas pessoas que não aproveitam esse período simplesmente por ficarem doentes, isso é causado pelo tempo seco e quente. As constantes chuvas de verão não são suficientes para manter o tempo úmido, visto que às altas temperaturas fazem com que a água da chuva evapore e deixe o tempo seco. O vento também é prejudicado pelo calor da estação e o mormaço que impedem o deslocamento das correntes de ar. Pode parecer algo comum e inofensivo, mas esse comportamento da natureza contribui muito para o desenvolvimento de doenças respiratórias e até mesmo graves infecções.

Dados do IBGE indicam que doenças respiratórias crônicas afetam cerca de 40% da população brasileira como sinusite, asma, bronquite e faringite. Outras doenças que afetam grande parte da população são amigdalite, gripe e resfriado. Essas são as mais comuns no verão e a maioria não tem uma cura definitiva, mas sim um tratamento de prevenção. Do contrário, podem levar ao desenvolvimento de um tumor.

Algumas formas para se prevenir no verão é continuar o tratamento de algumas doenças para que não saiam do controle. Se for possível no trabalho, abra as janelas para que o local não fique abafado, este é um bom recurso para evitar crises de asma ou sinusite, além de impedir que qualquer vírus circule pelo ar do ambiente.

Como muitos ficam de férias no verão, é comum pessoas irem para casa de praia, para aproveitar o calor. Mas é preciso tomar cuidado com as casas que passam boa parte do ano fechadas, sem nenhum tipo de ventilação. A poeira e fungos podem se acumular e trazer grandes danos aos alérgicos, assim é recomendado sempre deixar a casa arejada por uma semana ou três dias antes de usá-la. Roupas de cama que ficam muito tempo guardadas também são nocivas à saúde de quem possui doenças respiratórias. Lençóis e fronhas devem ser lavadas antes de serem usadas.

Mudanças repentinas de temperaturas irritam as mucosas e dão início a doenças respiratórias. Por isso é muito importante evitar sair de lugares muito quentes para entrar em lugares muito frios com frequência, pessoas com rinite, sinusite, asma e bronquite são as que mais sofrem com esse choque térmico.

Especialistas aconselham que também se tenha muito cuidado com aparelhos de ar condicionado. “A falta de manutenção pode fazer com que muitas bactérias se alastrem no interior da máquina, e que sejam propagados no ambiente quando o ar condicionado é ligado, além disso, a manutenção aumenta a vida útil do produto”, explica a Alkamac , fornecedora de equipamentos para de limpeza de ar condicionado.

A limpeza tem que ser em lugares certos e específicos, para que a eliminação dos micróbios seja completa. “A troca de filtros e a limpeza dos dutos de ventilação são sempre o mais importantes na manutenção do ar-condicionado, pois são neles em que os fungos se instalam.”, complementa a empresa.

Cuidar da saúde é algo importante, principalmente nos dias quentes de verão. Manter locais limpos e livre de bactérias são a base para evitar que as doenças respiratórias atrapalhem as tarefas do dia a dia e o lazer nos dias de férias.

Continue a ler

Trending