Connect with us

Política

512 deputados federais tomam posse na Câmara dos Deputados

De todos os deputados eleitos, três não assumiram. Um por morte, outro por desistência e o último por licença médica.

Published

em

Quase todos os 513 deputados federais eleitos tomaram posse na manhã desta sexta-feira (01.02.2019) na Câmara dos Deputados.

Na sessão presidida por Rodrigo Maia (DEM-RJ), apenas o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo), que foi eleito para a Casa Legislativa pelo PSL de Minas Gerais, não compareceu nem enviou suplente para sua vaga.

Segundo nota da assessoria de imprensa do ministério, o pesselista está em licença médica depois de passar por uma cirurgia e deve tomar posse na próxima semana. Segundo o regimento interno, o Antônio tem 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para fazê-lo. Se não o fizer, seu primeiro suplente será convocado.

Outros 3 ministros do governo Bolsonaro também foram eleitos deputados e tomaram posse como congressistas. São eles: Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Osmar Terra (Cidadania). A assunção pelos membros do Executivo só foi possível porque os três foram exonerados por Jair Bolsonaro.

Ao assumirem seus cargos na Câmara, os três poderão votar na eleição da mesa da Casa que ocorrerá em seguida.

SUBSTITUTOS ASSUMEM CARGOS

No lugar do deputado federal eleito pelo Psol do Rio de Janeiro, Jean Wyllys, que renunciou ao mandato e viajou ao exterior após ameaças, assumiu David Miranda. O ativista LGBT é casado com o jornalista Glenn Greenwald, editor do site The Intercept, que também compareceu à cerimônia.

O Rio de Janeiro teve ainda outra troca. Wagner Montes, eleito pelo PRB e ex-apresentador, morreu em 26 de janeiro após um choque séptico e sepse abdominal. Em seu lugar, assumiu o bispo da Universal Jorge Braz.

PT SEGUE COM MAIOR BANCADA

Apesar de ter eleito 13 deputados a menos nas últimas eleições em relação a 2014, o Partido dos Trabalhadores segue com a maior bancada da casa. Serão 54 petistas na Casa.

A 2ª maior bancada é a do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Nas eleições de 2014, o partido elegeu apenas 1 representante. Agora, são 52. O número deve aumentar uma vez que o ministro do Turismo deve tomar posse como deputado federal na próxima semana.

Poder360 preparou uma tabela que mostra quantos deputados cada bancada terá neste mandato:

Fonte: Poder360
Anúncio

ASSINE A NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba as notícias do O Jornal



FIQUE TRANQUILO, TAMBÉM NÃO GOSTAMOS DE SPAM!

Anúncio

Facebook

Anúncio
Anúncio